A Terapia Ocupacional pediátrica abrange diversas facetas do desenvolvimento infantil, como os aspectos sensório motores, cognitivos, psicossociais e educacionais, e atua com crianças que apresentam dificuldades para desempenhar suas atividades cotidianas como atividades de vida diária, produtivas e de lazer.
O que é Terapia Ocupacional Pediátrica?
O objetivo da Terapia Ocupacional pediátrica é desenvolver habilidades necessárias para a aprendizagem ao longo da vida, em pediatria a ênfase é direcionada ao desenvolvimento das competências que permitem a criança brincar, comunicar e relacionar-se com os outros de uma maneira funcional e satisfatória.
Avaliação e Intervenção
Acredita-se que as crianças aprendem sobre o mundo quando interage com ele, utilizando-se de todos os seus sentidos, essas interações acontecem a partir do brincar e este favorece a aquisição de novas habilidades.
O brincar é altamente motivador e significativo para as crianças, fornecendo mecanismos para ampliação de repertório ocupacional. A orientação e suporte aos familiares e seu envolvimento no processo terapêutico são fundamentais para alcançar o sucesso. Nossos terapeutas ocupacionais pediátricos fornecem avaliação e intervenção nas seguintes áreas:
- Motricidade global e fina;
- Atividades de Vida diária e Atividades de Vida Instrumental;
- Brincar e Socializar;
- Adaptações ambientais (domiciliares e escolares)